Na relação qualidade / preço esta edrum é provavelmente a melhor no mercado atual.
Hardware:
- Todo o hardware é bastante sólido mesmo com grandes apertos em toda a rack e nas peles.
- As peles que vêm de origem estão como novas após tocar nelas diariamente durante uns bons meses (não à sinais de pó branco na alcatifa de cor preto) o que prova que não desgastam nada ou quase nada. Podem vir a durar bastantes anos de vida mesmo com as baquetas de origem que são as que uso.
Sonoridade:
Tive um módulo TD6 da Roland, e este não fica nada atrás, pelo contrário. Não é o ponto forte desta e-drum, mas pelo preço não se espera milagres. No entanto, é mais que perfeito tanto para treinar como para ensaio ou banda de garagem. Não me dececionou nesse aspeto, tendo em consideração ao preço. Quanto aos samples WAV, bom, nesse aspeto pode-se ter os melhores samples do mundo que o próprio módulo em si não tem multi-sample, mas sim single-sample. Ou seja, não é possível ter mais que 1 samples wave por instrumento, e isso faz com que não exista dinâmica nesse aspeto, porque é sempre o mesmo sample a ser disparado. A única dinâmica é apenas as sensibilidade de força na batida, apenas isso. Também algumas pessoas referiram que se pode tocar os samples através de uma pendrive. Mas isso não é verdade, porque é necessário converter primeiro os sons para o módulo para se puder usar os sons num kit. Quando se edita 1 kit, não é possível aceder ao pendrive para escolher os próprios samples wav. Em vez disso existe uma secção para fazer o upload primeiro, e o módulo converte os samples durante o upload. Portanto, apenas single-sample, e os samples são disparados no formato que o módulo, claro que perdem qualidade na conversão, diria que uns 30 a 40%, e por vezes essa conversão pode gerar sons de ruídos estranhos, tendo em conta respeitando a velocidade de amostragem recomendada. Para usar 1 sample de 1 kick drum, ainda escapa, e pode-se obter um bom sample convertido, mas para tarolas e outros sons, não é recomendado. Vale mais usar os sons do módulo, ou ligar um cabo via midi para usar plugins.
Sensibilidade:
Está acima da média para baixa gama. Não é 1 ponto fraco.
O tempo de resposta é bastante aceitável, praticamente instantâneo, seja com pouca ou maior batida, corresponde de imediato na simulação.
Configurações:
É extremamente fácil editar qualquer kit, ou qualquer outra configuração no módulo.
Contras:
O raid, é necessário bater com mais força no Bell, caso contrário não irá disparar o som, contudo, não perde a sua sensibilidade de dinâmica. Por vezes o som do Bell dispara como falsa batida, quando se bate na borda do prato ao de leve... um problema de sensibilidade entre os triggers.
A sensibilidade do prato de choques usando o pedal, é bastante sensível, por vezes torna-se bastante difícil acertar com o ponto certo entre batidas meias fechadas. Mas pode ser do meu pé :D
O maior contra de todos que eu encontrei, e que ainda não descobri ao certo, se é algum pad, ou se é alguma pré-configuração do módulo em alguns kits, que faz com que dispare o som da música seleccionada, como se a ativasse-mos no botão SONG on/off. Isso acontece mesmo depois de salvar a configuração do kit com song off em todos os instrumentos desse mesmo kit. A única solução que encontrei foi escolher alguns kits que por padrão essa configuração está como off. Foi assim que resolvi esse problema.
Conclusão:
Tirando todas as partes menos boas, estou bastante contente com este produto. Acredito que com um bom módulo compatível, esta bateria passa a ser um produto de gama média, porque os pads correspondem bastante bem, tirando a exceção do bell no raid, que é necessário mais força na batida.