A guitarra Harley Benton HWY-25BKS Progressive Series, consiste numa guitarra low cost de excelente qualidade, construída na linha de pensamento de uma Super Strat.
O que me levou a adquirir esta guitarra, foi a necessidade imediata de possuir um instrumento para utilizar afinação alternativas e baixas, como Drop B entre outras. A guitarra reage muito bem às frequências graves da afinação low, sendo que os pick ups respondem perfeitamente à articulação que as frequências graves impõem.
Em relação à tocabilidade, a guitarra é bastante equilibrada, apesar de na minha opinião o braço ser ligeiramente grosso, mas bastante confortável o qual permite o uso de qualquer técnica ou recurso expressivo.
Um dos pontos fortes da guitarra reside no seu corpo, um clássico strat style mas o qual foi redesenhado para garantir o acesso perfeito aos 24 trastes que a guitarra possui.
Prós:
-Corpo muito confortável e ergonómico
-Bridge classica low profile e eficiente
-Tuning machines sólidas e que garantem afinação estável
-parte electrica bem montada e eficaz
-Pick ups high output muito bons para o preço total da guitarra
Contras:
-trastes não polidos
-Nut em plástico, o que não permite afinação mais certa
-Parafusos das tuning machines um pouco soltos
-Switch ligeiramente rijo na mudança de posição
-Switch colocado numa posição menos acessível ao utilizador
Após um ligeiro set up ou DIY, especialmente no que diz respeito a alguns dos "contras" apresentados neste review, a guitarra fica espectacular e bastante interessante de tocar ou estudar com esta. A falta de pontos na escala, não atrapalha pois é apenas uma questão de hábito até o guitarrista se habituar a fazer uso apenas dos pontos superiores laterais.
De 1 a 10, eu daria entre 8,5 a 9 a este instrumento, o qual se viesse de fábrica com alguns pequenos pormenores já resolvidos, chegaria ao 10 facilmente.
Não obstante é uma guitarra a recomendar e na minha humilde opinião pode ser usada tanto pelo músico menos experiente , como pelo músico mais exigente.